José Alexandre Scheinkman

Professor de economia na Universidade Princeton, onde ocupa a cadeira Theodore Wells.
Foi chefe do departamento de economia da Universidade de Chicago e vice-presidente em financial strategies da Goldman, Sachs.
O Professor Scheinkman obteve o bacharelado em economia na UFRJ, mestrado em matemática no IMPA, e doutorado em economia na Universidade de Rochester.
Ele é fellow da American Academy of Arts and Sciences e da Econometric Society. É professor externo do Santa Fe Institute e membro do Fórum de Equidade Social do Banco
Inter-Americano de Desenvolvimento. A Universidade de Paris-Dauphine concedeu-lhe o título de Doutor honoris-causa.
Scheinkman é autor de mais de cinquenta artigos acadêmicos em economia e finanças.
Ele foi consultor do McKinsey Global Institute, para um estudo sobre produtividade no Brasil, e de diversas instituições financeiras como o Banque de France (Paris), C.A.R.
(Paris), Compagnie Bancaire (Paris), C.D.C. (Paris), Banco Garantia (São Paulo), Goldman Sachs (NY) e Paribas (Londres).
 
Temas de palestras:
(em Português)
- Brasil: Educação, Treinamento e Crescimento Econômico;
- O Desenvolvimento do Mercado de Capitais no Brasil;
- Conferencia Brasileira de Seguros;
- Brasil: Inserção Internacional e Perspectiva de Crescimento
(em Inglês)
- Is Brasil ready for growth?;
- Is Brazil going to make it this time?
 
Entre os assuntos abordados nas palestras estão: as perspectivas de crescimento do Brasil, a questão da educação no Brasil e o impacto desta no crescimento e na distribuição de renda do Brasil. A ALCA e o MERCOSUL, os mercados de capitais no Brasil e no mundo, o futuro das grandes cidades, e a conjuntura econômica no Brasil e no mundo.